Especial Páscoa – Folar doce

Especial Páscoa – Folar doce

O bolo mais tradicional da Páscoa Portuguesa é o folar e não pode faltar em qualquer mesa nesta época tão especial. Conhecido como o pão da Páscoa, o folar apresenta-se de diferentes formas e receitas por este pais fora indo desde o salgado ao doce e é um símbolo da amizade e da reconciliação.

No norte do país são mais tradicionais os folares salgados aos quais se lhes juntam carnes, já no sul os folares são tradicionalmente doces, com sabor a erva doce e laranja e também o tão conhecido e apreciado folar de camadas de Olhão.

O folar que vos trago hoje é uma adaptação do folar Algarvio mas numa versão mais saudável, sem ovos, açúcares refinados, ou gorduras animais, mas igualmente saboroso e com o sabor caracteristico da erva doce e da laranja.

folar de Páscoa num pano branco com amêndoas

Este é um folar de fermentação lenta, com duas fermentações, o que faz com que as enzimas produzidas pelos microrganismos sejam ativadas tornando-o mais facilmente digerido e com beneficios para a nossa flora intestinal.

Leva mais tempo a fazer que o folar tradicional devido à fermentação, mas o resultado da espera é compensado por uma massa saborosa e consistente. Depois de bem amassado e levedado, podemos cozê-lo formando uma bola achatada em cima do tabuleiro ou dentro de uma forma para bolos, ambos ficam igualmente bons.

massa pronta a levedar
massa já levedada

Em Portugués

Folar doce

Ingredientes
500 gr de farinha de espelta
10 gr de levedura fresca
½ taça de puré de abóbora (abóbora cozida em água e reduzida a puré)
O sumo e a raspa de 1 laranja
1 c. sopa de Vinho do Porto
1 c. sopa de erva doce
100 ml de geleia de arroz
150 ml de leite de soja (ou arroz)
1 c. café de sal

Preparação
Levar o leite a aquecer até aos 37º (se não tiver termómetro é até ficar morno) e misturar a levedura até esta se dissolver.
É importante aquecer o leite até essa temperatura para despertarmos as enzimas da levedura, se a temperatura for superior podemos matá-las.
Numa taça juntar o puré de abóbora com o sumo e a raspa da laranja, o vinho do Porto, a geleia de arroz e misturar tudo bem.
Noutra taça misturar a farinha com a erva doce e o sal e juntar a mistura do leite com a levedura.
Juntar também a mistura do puré de abóbora e envolver tudo bem.
Se a massa ficar peganhenta pode juntar um pouco mais de farinha, se ficar seca pode juntar um pouco mais de leite vegetal.
Amassar durante uns minutos, ou se preferir numa amassadeira com as pás de amassar durante aproximadamente uns 3 minutos.
Colocar esta massa dentro de uma taça tapada com um pano e deixar levedar durante aproximadamente uma hora até duplicar de volume, depende da temperatura ambiente pode levar mais ou menos tempo.
Passado este tempo, voltar a amassar a massa para lhe retirar todo o ar e dar forma aos folares, pode fazer uma bola achatada e colocar num tabuleiro de forno ou colocar a massa dentro de uma forma de bolo.
Deixar levedar tapado por mais uma hora e até voltarem a crescer.
Pré aquecer o forno a 200º e colocar os folares no forno, baixar a temperatura para os 180º e deixar cozer durante aproximadamente 30 minutos.

En Español

Folar doce

Ingredientes
500 gr de harina de espelta
10 gr de leudura fresca
½ taza de puré de calabaza (calabaza cocida en agua y reducida a puré)
El zumo y la raspa de 1 naranja
1 cucharada de vino de Oporto
1 cucharada de semillas de anis
100 ml de sirope de arroz
150 ml de leche de soja (o arroz)
1 cucharadita de sal

Preparación
Llevar la leche a calentar hasta los 37º (si no tiene termómetro hasta que se tibia) y mezclar la leudura hasta que se disuelva.
Es importante calentar la leche hasta esa temperatura para despertar las enzimas de la leudura, si la temperatura es superior podemos matarlas.
En una taza poner el puré de calabaza con el zumo y la raspa de la naranja, el vino de Oporto, la gelatina de arroz y mezclar todo bien.
En otra taza poner la harina con las semillas de anis y la sal y añadir la mezcla de la leche con la leudura.
Añadir también la mezcla del puré de calabaza y mezclar todo bien.
Si la masa está pegajosa se puede añadir un poco más de harina, si está seca se puede añadir un poco más de leche vegetal.
Amasar durante unos minutos, o si prefiere en una amasadora con las palas de amasar durante aproximadamente unos 3 minutos.
Poner esta masa dentro de una taza tapada con un paño y dejar que crezca durante aproximadamente una hora hasta duplicar el volumen, depende de la temperatura ambiente puede llevar más o menos tiempo.
Pasado este tiempo, volver a amasar la masa para quitarle todo el aire y dar forma a los bollos, puede hacer una bola achatada y ponerla en un tablero de horno o poner la masa dentro de un molde de bizcocho.
Dejar leudar tapada por una hora más hasta volver a crecer.
Precalentar el horno a 200º poner dentro las bandejas con los “folares”, bajar la temperatura a los 180º y dejar cocer durante aproximadamente 30 minutos.

In English

Folar doce

Ingredients
500 gr of spelled flour
10 gr of fresh yeast
½ cup of pumpkin puree (pumpkin cooked in water and reduced to puree)
Juice and zest of 1 orange
1 Tbsp of Port wine
1 Tbsp of anise seeds
100 ml of rice jelly
150 ml of soy milk (or rice)
1 tsp of salt

Preparation
Bring the milk to 37 ° C (if you don’t have a thermometer is until get lukewarm) and mix the yeast until it dissolves.
It is important to warm the milk to that temperature to awaken yeast enzymes, if the temperature is higher we can kill them.
In a bowl add the pumpkin puree with the juice and orange zest, Port wine, rice jelly and mix well.
In another bowl mix the flour with the anis seeds and the salt and add the milk mixture with the yeast.
Add the mixture of the pumpkin puree and wrap it well.
If the dough becomes sticky you can add a little more flour, if it is dry you can add a little more vegetable milk.
Knead for a few minutes, or if you prefer in a kneader with the kneading blades for about 3 minutes.
Place this dough into a covered cup with a cloth and let it rise for about an hour until doubled in volume, depending on the ambient temperature may take more or less time.
After this time, knead the dough to remove all air and form the cakes, can make a flat ball and put in a baking tray or put the dough into a cake form.
Covered for another hour and until they grow back.
Preheat the oven to 200º and place the folares in the oven, lower the temperature to 180º and let it cook for about 30 minutes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *