Granola laranjinha

Granola laranjinha

Sou uma fã de granolas, acho-as muito versáteis e um óptimo complemento para as papas do pequeno almoço ou lanche, ou para colocar em iogurtes, cremes, bolos, panquecas… por isso tenho sempre granolas caseiras no armário da cozinha para usar todos os dias.

A sua preparação não têm muita ciência, basta juntarmos flocos de cereais, sementes, frutos secos e uma base doce (geleia de arroz por exemplo) e uma gordura (gosto de usar óleo de coco), misturar tudo com as mãos e levar ao forno a tostar.

Quando já estiverem a tostar devem abrir o forno de 5 em 5 minutos e ir mexendo a mistura para que vá tostando por igual. O tempo é muito importante, já que se deixar pouco tempo a granola ficará húmida e se deixar demasiado a granola ficará muito tostada, para mim o tempo ideal são 20 minutos a 180º (se bem que cada forno é um mundo e alguns parecem ter vida própria!).

Gosto de ir variando e conjugando sabores, como a Granola Algarvia com figos e amêndoas, ou a Granola de cevada e frutos silvestres e ir incluindo novos elementos, por isso a granola de hoje leva lentilhas vermelhas e goji, uma delicia!

Ideias para usar as granolas:

Pote de granola e bagas de goji e lentilhas vermelhas

Em Português

Granola laranjinha

Ingredientes:
3 chávenas de flocos de aveia
50 gr de lentilhas vermelhas
2 c. sopa de bagas de goji
½ chávena de cajus
½ chávena de sementes de girassol
2 c.sopa de óleo de coco
2 c.sopa de geleia de arroz

Preparação
Colocar a demolhar numa tigela com água as lentilhas vermelhas e as bagas de goji, por separado e durante 1 hora.
Numa tigela juntar os flocos de aveia, as sementes de girassol, as lentilhas vermelhas e as bagas de goji demolhadas e os cajus picados e mexer com uma colher para uniformizar a mistura.
Se for Inverno e o óleo de coco estiver coalhado, colocá-lo dentro de um tachinho em lume baixo até este derreter, adicionar a geleia de arroz e misturar os dois ingredientes. Se for verão e o óleo de coco estiver liquido basta que se misture dentro de uma tacinha juntamente com a geleia de arroz.
Adicionar esta mistura ao preparado anterior e com as mãos ir misturando até que toda a mistura de cereais e sementes fique impregnada com a gordura e o doce.
Colocar esta mistura dentro de um tabuleiro de ir ao forno, ou na própria bandeja do forno e levar a tostar durante 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º.
De 5 em 5 minutos ir mexendo com uma colher para que a granola fique tostada por todos os lados.
Retirar do forno, deixar arrefecer e guardar num frasco de vidro com tampa.

En Español

Granola naranjita

Ingredientes:
 3 tazas de copos de avena
50 gr de lentejas rojas
2 cucharadas de bayas de goji
 ½ taza de cajus
 ½ taza de semillas de girasol
 2 cucharadas de aceite de coco
 2 cucharadas de sirope de arroz

Preparación
Poner en remojo en un tazón con agua las lentejas rojas y las bayas de goji, por separado y durante 1 hora.
En un tazón añadir los copos de avena, las semillas de girasol, las lentejas rojas y las bayas de goji remojadas y los cajus picados y mover con una cuchara para uniformizar la mezcla.
 Si es invierno y el aceite de coco está cuajado, ponerlo dentro de un cuenco a fuego lento hasta que se derrita, añadir el sirope de arroz y mezclar los dos ingredientes. Si es verano y el aceite de coco está liquido basta que se mezcle dentro de un cuenco con el sirope de arroz.
 Añadir esta mezcla al preparado anterior y con las manos ir mezclando hasta que toda la mezcla de cereales y semillas quede impregnada con la grasa y el dulce.
 Poner esta mezcla en la bandeja del horno y llevar a tostar durante 20 minutos en horno precalentado a 180º.
 De cada 5 minutos ir moviendo con una cuchara para que la granola quede tostada por todos lados.
 Retirar del horno, dejar enfriar y guardar en un frasco de vidrio con tapa.

In English

Orange granola

Ingredients:
3 cups oat flakes
50 grams of red lentils
2 Tbsp goji berries
 ½ cup of cashews
 ½ cup of sunflower seeds
 2 Tbsp coconut oil
 2 Tbsp rice syrup

Preparation
Put the red lentils and goji berries in a bowl with water, separately and for 1 hour.
In a bowl combine the oat flakes, sunflower seeds, red lentils and goji berries soaked and the chopped cashews and stir with a spoon to even the mixture.
 If it is winter and the coconut oil is curdled, place it inside a small burnt low until this melts, add the rice syrup and mix the two ingredients. If it is summer and the coconut oil is liquid it is enough that it is mixed inside a small bowl along with the jelly of rice.
 Add this mixture to the previous preparation and mix with the hands until the whole mixture of cereals and seeds is impregnated with fat and jam.
 Place this mixture inside a baking tray, or in the oven tray and roast for 20 minutes in a preheated oven at 180º.
 Every 5 minutes stir with a spoon so the granola is toasted on all sides.
 Remove from the oven, cool and store in a covered glass jar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *