Grão de primavera

Grão de primavera

Na primavera devemos comer vegetais verdes e compridos (que cresçam para cima) por isso, e por ser a sua época, escolhi cozinhar este grão de primavera com dois destes verdes, o alho francês e as acelgas, que além de serem bons para o funcionamento de todo o corpo são benéficos para o fígado em particular.

O grão, que é uma leguminosa e ao mesmo tempo uma semente (pois pode ser germinado) dá-nos a oportunidade de consumirmos um alimento que energicamente ainda contém vida, e que nos vai proporcionar uma energia fresca e vital, ideal para os dias mais quentes que já vão chegando.

Nunca utilizo grão de lata ou de frasco já cozido, compro sempre grão seco que coloco a demolhar e depois é só cozer e guardar a água da cozedura para outras preparações, pode ver como se cozinha o grão aqui.

Na primavera devemos também aligeirar os métodos de confecção, trocando os estufados e comidas de forno por preparações mais ligeiras como este salteado, resultando num prato saboroso, rápido e equilibrado.

terrina com grão com acelgas e cenoura, uma base de palhinha e um garfo

Se utilizar cenouras biológicas não lhes tire a pele, limpe-as simplesmente com uma escova de vegetais (como por exemplo a da imagem abaixo) pois é na pele que se encontram muitas das vitaminas e uma dose elevada de fibras, assim como um conjunto de bactérias boas para o nosso organismo.

escova de coco para limpar vegetais


Em Português

Grão de Primavera

Ingredientes
2 chávenas de grão de bico cozido
1 alho francês
2 cenouras
1 molho de acelgas
Azeite
Sal
Cominhos

Preparação
Cobrir o fundo de um tacho com azeite e saltear o alho francês cortado às rodelas.
Adicionar as cenouras lavadas e cortadas em meias luas e saltear também.
Juntar o grão cozido e um pouco da água da cozedura, temperar com o sal e os cominhos, tapar e deixar cozinhar um pouco em lume brando.
Juntar as acelgas, voltar a tapar e esperar uns 2 minutos, passado este tempo misturar todos os elementos, apagar o lume e servir.

En Español

Garbanzos de primavera

ingredientes
2 tazas de garbanzos cocidos
1 puerro
2 zanahorias
1 manojo de acelgas
aceite de oliva
sal
comino

Preparación
Cubrir el hondo de una olla con aceite de oliva y saltear el puerro cortado en rodajas.
Añadir las zanahorias lavadas y cortadas en medias lunas y saltear también.
Añadir los garbanzos cocidos y un poco del agua de la cocción, condimentar con la sal y los cominos, tapar y dejar cocinar un poco a fuego lento.
Añadir las acelgas, volver a tapar y esperar unos 2 minutos, pasado este tiempo mezclar todos los elementos, apagar el fuego y servir.

In English

Spring chickpeas

Ingredients
2 cups cooked chickpeas
1 leek
2 carrots
1 swiss chard
Olive oil
salt
Cumin

Preparation
Cover the bottom of a pan with olive oil and sauté the chopped leek.
Add the carrots washed and cut into half moons and saute as well.
Add the chickpeas and a little of the cooking water, season with salt and cumin, cover and let cook a little on low heat.
Add the Swiss chard, cover again and wait for 2 minutes, past this time mix all the elements, extinguish the heat and serve.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *