Mix de sementes tostadas

Mix de sementes tostadas

Guardo este mix de sementes tostadas como ouro e tenho sempre um frasco cheio delas para uso diário, são o meu tesouro e têm muitas utilizações!

Na macrobiótica usamos sementes diáriamente, em pequenas doses garantem-nos uma contribuição de ácidos gordos essenciais que necessitamos para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, lubrificam as articulações e protegem os orgãos e os tecidos.

As sementes devem ser tostadas e ligeiramente salgadas, como é o caso do gomásio, das sementes de abóbora com vinagre de umeboshi ou das sementes de girassol com shoyu (ver receitas aqui) pois tornam-se mais digestivas. Normalmente tosto-as por separado e depois de frias junto-as muito amiguinhas dentro do mesmo frasco.

Este mix de sementes é também uma excelente fonte de cálcio fortalecendo assim ossos e dentes.

Têm diversos usos, nos cremes do pequeno almoço, em sopas, em saladas, como tempero de patés, por cima de frutas e cereais cozinhados…

frasco com uma mistura de sementes de sésamo, girassol e abóbora

Algumas notas sobre cada uma destas sementes:

Sementes de sésamo: Estas sementes são muito ricas em ácidos gordos poliinsaturados (omega-6) e em lecitina. O seu consumo diário supõe um complemento de minerais, fundamentalmente cálcio, fósforo, ferro, selénio (antioxidante) e magnésio. Contêm uma elevada percentagem de proteínas são particularmente ricas em metionina e triptófano..Além disso contêm tiamina, riboflavina e vitamina E.

Sementes de abóbora: São ricas em cálcio (fortalecimento dos ossos e dentes entre outras vantagens) e zinco (prevenção de problemas de próstata), são muito ricas em Omega-3 e Omega-6 e contêm vitamina E e B1.

Sementes de girassol: São as das sementes mais ricas em Omega-6 e possuem quantidades muito consideráveis de cálcio, ácido fólico e vitamina E.

Fonte: Instituto Macrobiótico de Andalucia

Subscreve a minha Newsletter

Não percas as últimas novidades de dicas e receitas de cozinha

Concordo em dar as minhas informações pessoais em MailChimp ( mais informações )

O teu email está 100% seguro, nunca será divulgado ou vendido. Podes cancelar a tua subscrição em qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *