O que estou a ler: Cascas, talos, folhas

O que estou a ler: Cascas, talos, folhas

livro cascas, talos e folhas

Duas palavras martelam constantemente na minha cabeça… Reduzir consumos, reduzir consumos, reduzir consumos.

No estado em que está este planeta a única solução que temos de não o aniquilar é reduzindo consumos, em todos os aspectos e em todos os sectores, não precisamos do frigorifico a transbordar todos os dias, não precisamos de comprar roupa nova em todas as micro estações, e digo micro porque antes havia quatro, agora com o marketing do vestuário há mil estações, promoções, etc… que nos fazem acreditar que é necessário estarmos sempre a consumir.

No respeitante à alimentação acontece o mesmo, somos bombardeados continuamente com aliciantes compras de produtos alimentares que não precisamos e que ainda por cima são prejududiciais à nossa saúde, equilíbrio psíquico e emocional e financeiro, além da exploração indevida e cada mais insustentável dos recursos da mãe terra.

Podemos reciclar e reaproveitar tanta coisa! Os alimentos também. Sabias que se podem fazer bifes com casca de banana e que tudo o que são cascas, talos e folhas são verdadeiros tesouros nutricionais e podem ser reaproveitados em vez de os jogarmos para o lixo?

Gostei deste livro, tem uma parte inicial sobre a reutilização dos alimentos e organização do frigorifico e muitas, muitas receitas de reaproveitamento de alimentos.

Frase sublinhada: “<<Aproveitar>> e <<não desperdiçar>> são expressões que, quando plenamente compreendidas, podem, com naturalidade e aos poucos, transformar-se em atitudes que se vão reflectir na arte de cozinhar.”

SINOPSE 

Não desperdice o que lhe faz bem – comer saudável é aproveitar integralmente os nutrientes que os alimentos nos dão: compre menos, desperdice menos, coma melhor!

Num mundo onde o desperdício impera, todos os dias deitamos para o lixo autênticos tesouros nutricionais. Parece-lhe estranho? Então verifique como, utilizando aquilo que normalmente rejeitamos nas nossas cozinhas, se pode preparar um mundo de receitas práticas e deliciosas, e surpreenda a família e os amigos com pratos originais, onde entram cascas, talos e outros «desperdícios» que são muitas vezes a parte mais nutritiva e rica dos alimentos. Dos aperitivos e entradas aos pratos principais e acompanhamentos, doces, bolos e sobremesas, bebidas e molhos, a originalidade impera!
Mas, muito mais do que um livro de receitas, o nutricionista Alexandre Fernandes propõe-nos um autêntico manual de boas práticas ecológicas, nutricionais e de higiene e segurança alimentar para adoptarmos no dia-a-dia, com conselhos para a organização da cozinha, a racionalização dos gastos e ensinamentos úteis para melhor prepararmos e conservarmos os alimentos frescos. Pode ser considerado ainda um livro de cozinha ideal para cozinheiros principiantes, com instruções pormenorizadas, tabelas de conversão e mesmo um pequeno dicionário da alimentação. Por isso, um livro indispensável também na sua casa!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *