Preparações básicas: Arroz integral

Preparações básicas: Arroz integral

Alimento base da alimentação macrobiótica, o arroz integral é um cereal rico em aminoácidos, minerais e altamente rico em vitamina B trazendo imensos benefícios para o nosso organismo.

O arroz integral deve ser sempre demolhado antes de ser cozinhado pois ajuda a desdobrar o ácido fítico e pode ser cozinhado juntamente com outros cereais (milet, cevada, centeio, trigo, etc… ) ou leguminosas (grão-de-bico, feijão azuki, feijão de soja preto, etc…) também estes previamente demolhados.

Ao ser um grão integral a sua cozedura é mais lenta que a do arroz branco, pelo que para facilitar o seu tempo de cozedura usamos a panela de pressão.

Depois de cozinhado podemos polvilhar com gomásio (sal de sésamo) antes de servir.

 

 

Para fazer um arroz integral perfeito devemos demolhar o arroz durante 3 a 5 horas (ou durante toda a noite caso precisemos cozinhar o arroz logo de manhã cedo).

Colocamos o arroz dentro da panela de pressão, adicionamos uma pitada de sal (ou uma tira de alga kombu) e cobrimos com água, até que, ao tocarmos com o dedo na superfície do arroz, este fique coberto até sensivelmente metade da primeira falange do dedo (ver imagem).

Caso queiramos um arroz mais ou menos cozido apenas teremos que colocar mais ou menos água.

 

 

Levamos o panela ao fogo em lume máximo até que comece a ferver.

 

 

Tapamos a panela (de imediato) e deixamos levantar pressão ao máximo.

 

 

Baixamos o lume para o mínimo e deixamos cozer durante 30 minutos.

Deixamos sair o vapor da panela de pressão (deverá conter muito pouco vapor uma vez que cozeu no mínimo) e obtemos assim um arroz bem cozido e sequinho.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *