Tortilha (sem ovos) de alho francês e oregãos

Tortilha (sem ovos) de alho francês e oregãos

A receita de hoje além de fácil e rápida utiliza um ingrediente que não é muito usual nas cozinhas tradicionais mas que tem bastantes utlizações, a farinha de grão.

Pode ser utilizada tanto em tortilhas, como um bolachas, sopas, etc… sendo um óptimo substituto do ovo nas dietas veganas que não consomem nenhum produto de origem animal.

Tem a vantagem de não conter glúten pelo que também pode ser usada em dietas celíacas,
é uma ótima fonte de fibra , capaz de baixar o colesterol mau e de travar os níveis de açúcar no sangue e fornece uma boa dose de proteínas à refeição.

Hoje em dia é muito fácil de encontrar, seja na ervanária ou na secção de produtos saudáveis do seu supermercado, ou poderá ainda (caso tenha uma Bimby) triturar o grão seco até este ficar em farinha fabricando assim a sua farinha de grão.

 

 

Tortilha (sem ovos) de alho francês e orégãos

Ingredientes:
1 chávena (240 ml) de água
1 chávena (160 gr) de farinha de grão
1 alho francês
1 cebola
Azeite q.b.
Oregãos
Sal e pimenta

Preparação
Numa liquidificadora (ou na Bimby) colocar a água, a farinha de grão, sal e pimenta e 2 colheres de sopa de azeite e misturar até que os ingredientes estejam todos bem misturados e não tenha grumos. Adicionar os orégãos, misturar ligeiramente e reservar.
Cortar o alho francês às rodelas e a cebola em meias luas e salteá-los num pouco de azeite.
Untar um tabuleiro de forno com um pouco de azeite, colocar por cima o salteado de alho francês e cebola e regar com a mistura de grão.
Levar ao forno preaquecido a 180º durante aproximadamente 30 minutos ou até que veja que a mistura já está coalhada e douradinha por cima.

 


En Español

Tortilla (sin huevos) de puerro y orégano

Ingredientes:
1 taza (240 ml) de agua
1 taza (160 gr) de harina de garbanzos
1 puerro
1 cebolla
Aceite de oliva q.b.
Oreganos seco
Sal y pimienta

Preparación
En una batidora (o en la thermomix) colocar el agua, la harina de garbanzos, sal y pimienta y 2 cucharadas de aceite de oliva y mezclar hasta que los ingredientes estén bien mezclados y no tengan grumos. Aãndir los oréganos, mezclar ligeramente y reservar.
Cortar el puerro en rodajas y la cebolla en medias lunas y saltear en un poco de aceite de oliva.
Untar una bandeja de horno con un poco de aceite, poner por encima el salteado de puerro y cebolla y regar con la mezcla de garbanzos.
Llevar al horno precalentado a 180º durante aproximadamente 30 minutos o hasta que vea que la mezcla ya está cuajada y dorada por encima.

 


In English

Tortilla (eggs free) with leek and oregano

Ingredients:
1 cup (240 ml) of water
1 cup (160 gr) of chickpeas flour
1 leek
1 onion
Olive oil q.s.
Oregon
Salt and pepper

Preparation
In a blender (or Thermomix) add the water, the flour, salt and pepper and 2 tablespoons of olive oil and mix until the ingredients are all well mixed and have no lumps. Add the oregano, mix slightly and reserve.
Cut the leek in slices and the onion in half moons and sauté them in a little oil.
Grease a baking tray with a little olive oil, place the sautéed garlic onion and onion and the mixture of grain.
Bring to a preheated oven at 180º for approximately 30 minutes or until you see that the mixture is already curdled and golden brown on top.

One thought on “Tortilha (sem ovos) de alho francês e oregãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *